19/03/2015

Rapidinhas diversas

Fui aceito como aluno especial no Mestrado em Literatura da Universidade de Brasília, em duas disciplinas. Já tive aula na primeira, na terça-feira à noite. O título oficial é "Representação literária", porém o professor chamou o curso de "Literatura e mobilidade". Aos poucos, contarei detalhes. Devo usar as leituras obrigatórias como fonte de postagens também.

Material da disciplina.


***

A leitura de o remorso de baltazar serapião segue em ritmo mais lento. Continuo gostando muito, embora o clima da história tenha ficado bem pesado. Deve ser a preparação para o remorso.



***

No fim de semana, fui novamente à Livraria Cultura. O objetivo - ou desculpa - era comprar presente para um amigo que aniversariava. Como é historiador, escolhi para ele Conversas com historiadores brasileiros, da Editora 34, que traz entrevistas bem bacanas com os principais historiadores do país, como José Murilo de Carvalho, Emília Viotti da Costa e Evaldo Cabral de Melo. Saí de lá também com exemplares de Sejamos todos feministas, de Chimamanda Adichie, que darei de presente a minhas irmãs mais novas, com 13 e 12 anos. Se alguém acha cedo demais para essa leitura, alego que muito mais cedo o sexismo com viés masculino foi incutido nas mentes delas. A linguagem é simples e direta, então, não creio que elas terão dificuldade.

Um comentário:

  1. ehhh! Parabéns, Raimundo. Tenho certeza que seu curso renderá, entre muitas outras realizações, boas postagens para nós. rsrs

    Tô um pouco preocupada com sua leitura do "remorso..." Tenho a impressão de que você não vai gostar muito deste também. Tomara que eu esteja enganada.

    Muito legal que você participe da formação de suas irmãs. Não acho que seja cedo.

    ResponderExcluir

Deixe uma palavrinha