17/01/2015

À guisa de apresentação

Há poucas semanas, decidi criar um perfil no Instagram para compartilhar trechos de livros lidos em que houvesse palavras que não fazem parte de nosso cotidiano. Seria uma espécie de coleção de palavras raras. Como palavras não surgem à toa em um idioma, expressam situações, sentimentos, conceitos, objetos, colecionar palavras raras é uma maneira de, ao mesmo tempo, coletar e desencavar situações insólitas, sentimentos muliados, conceitos heteróclitos, objetos desvezados. É um jeito de enriquecer nossa experiência do mundo. E o contato com a literatura e com as artes em geral é um dos caminhos mais curtos para esse enriquecimento. Daí o nome Palavra de Literatura.

Por outro lado, toda palavra é de literatura, porque, ladeada de outras palavras, todas elas ordenadas de uma maneira peculiar - maneira que ressalte o som, valorize o ritmo, realce os sentidos -, assume um estatuto distinto, uma expressividade literária. Nessas condições, o Palavra de Literatura abre-se também para o compartilhamento de excertos especiais, que nem sempre coincidem com aqueles que abrigam os vocábulos invisos no dia a dia. Esses trechos compartilhados podem ser de ficção ou de não-ficção, desde que encerrem alguma beleza de forma ou alguma ideia singular.

Na companhia de cada trecho, tentarei deixar uma opinião sobre o livro de que foi retirado, um comentário pessoal, uma informação da crítica, uma nota biográfica do autor. Com o tempo, estará formado um longo cordão de palavras, de trechos e de sugestões de leitura, que espero seja enfeitado pelas miçangas das intervenções de vocês: quero saber o que acharam do que compartilhei, seus livros e trechos prediletos, seus autores queridos e os rejeitados, o que andam lendo.

A foto acima foi a mais curtida no Instagram até o presente. Graças a Homero, meu gato, e aos livros.

5 comentários:

  1. Adorei a proposta do blog e do instagram. Sou professor de literatura e sempre estou cavando novos canais de divulgação de literatura para indicar para meus alunos e para ter contato com leituras diversas. Parabéns e obrigado por compartilhar suas leituras na rede. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Rodrigo. Saber que tenho um professor de Literatura na audiência aumenta muito minha responsabilidade. Fique à vontade, por favor, para contribuir. Você foi o primeiríssimo comentador do blog, portanto terá primazia na escolha de um dos cinco marcadores de página e de um dos cartões.

      Excluir
  2. Oi, Raimundo! O blog está ficando ótimo. Seus posts são mto ricos e Homero é lindo! Rs
    Vai ter espaço para poesia? Vc trabalha com literatura? Escreve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Literaterapia, muito obrigado pelos comentários assíduos! A interação com você tem sido motivo de estímulo. No momento em que escrevo esta resposta, já está publicado um texto sobre poema de Manuel Bandeira, que eu já planejava, mas adiantei em sua homenagem. Não trabalho com Literatura. Formei-me em Filosofia, cheguei a estudar Letras por uns quatro semestres, mas tive de parar, quando entrei no Serviço Público. A paixão ficou. Se escrevo? Já escrevi mais, mas pretendo retomar. Quem sabe não posto, futuramente, algo meu de ficção?

      Excluir
  3. Acho incrível seu blog e você sabe disso. Fiquei feliz por ler que tens um pé nas Letras. Minha amizade com a literatura anda muito falha ultimamente, mas você consegue me prender com suas palavras de uma forma que nem eu consigo entender. Sou da linguística aplicada ao desenvolvimento de idiomas por crianças.

    Parabéns pelo trabalho, cara. Sucesso! :)

    ResponderExcluir

Deixe uma palavrinha