01/02/2016

Projeto de leitura Plataforma 9 3/4


Várias pessoas que usam redes sociais para trocar experiências de leitura aderem a projetos. Normalmente definem uma meta geral para o ano e, dentro dela, traçam objetivos mais específicos, que podem consistir em ler determinado número de livros de uma autora, sobre um tema, com recorte de gênero ou de nacionalidade etc. Por exemplo: ler os romances de Clarice Lispector, ler dez livros escritos por mulheres diferentes, ler cinco autores russos, ler sete livros de contos. 
É comum também que as pessoas compartilhem os projetos, adiram a um inventado por outra pessoa, e, a partir daí, comentem, discutam, interajam em torno dele. Pela primeira vez aqui no Palavra de Literatura, participarei de um projeto que converge com minha meta preestabelecida de ler a série Harry Potter. Fiquei sabendo da iniciativa de Bárbara L, do blog Livros de Calla, por meio do blog de Ana, o Leia Ana, Leia. O nome que Bárbara deu foi Projeto de Leitura Plataforma 9 3/4, em referência ao local por onde se embarca no trem que leva os alunos de volta das férias para Hogwarts, a bem famosa escola de magia e de bruxaria. Nos links indicados, estão descritas as regras de como participar.
Comecei a leitura da série em julho do ano passado, então, já entro no projeto com parte do trabalho realizado. Inseri nas postagens que fiz a respeito dos livros já lidos a etiqueta "Projeto Plataforma 9 3/4", que pode ser encontrada na longa lista, em ordem alfabética, à direita de sua tela. Clicando a etiqueta, aparecerão todos os textos com comentários, com impressões e com citações de Harry Potter e a pedra filosofal, de Harry Potter e a câmara secreta e, ainda por terminar, de Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban. Se alguém quiser ler junto, basta avisar, que a gente troca figurinhas, e eu indico aqui o link para o respectivo blog.

2 comentários:

  1. Eba =D
    Estou ansiosa para saber o que está achando das leituras!

    ResponderExcluir
  2. Que honra ser o primeiro projeto ao qual você adere! Ansiosa pelos posts e fico feliz de estar participando!

    ResponderExcluir

Deixe uma palavrinha