18/01/2016

Aniversário do "Palavra de Literatura"

O blogueiro voltando ao trabalho, depois de quase um mês de folga.

Estou de volta a Brasília, depois das férias na Paraíba. Ontem o Palavra de Literatura completou um ano de existência. Em 17 de janeiro de 2015, saiu a primeira postagem no blog, dias depois de iniciado o perfil no Instagram. Acabei de reler o primeiro texto publicado aqui e os comentários de primeira hora, muito simpáticos, incentivadores, pelos quais agradeço. Tratava-se de uma espécie de programa de intenções, em que eu divisava o que seria o objetivo do blog.

Passado o primeiro ano, a impressão que tenho é de que o blog desviou-se um tanto do projeto inicial. A ideia primordial de colecionar palavras insólitas encontradas nas leituras ficou em segundo plano, e as publicações assumiram feições de resenha e de diário pessoal. Parte da meta também era fazer registros de meu ano, comprometer-me a escrever, a praticar o gesto de alinhavar momentos e lampejos em palavras escritas. Isso foi obtido em 88 postagens de tamanho e de teor variáveis. 

A experiência de acumular textos de autoria própria e retornar a eles sempre me foi muito instrutiva. Ensina sobre o tempo dentro da gente: o que de nós muda e o que permanece. Interessantíssimo também é voltar a algo que se fez e não se reconhecer, surpreender-se com o fato de que aquilo lhe saiu da mente e, no jeito de escrever mais atual, da ponta dos dedos. Vislumbrar o estranho que nos habitou, ou sentir-se um estranho dentro daquele que somos, é, entre outros ensinamentos, uma lição de alteridade, de que o mundo tanto precisa, e eu também.

Em 2016, continuo por aqui. Gostaria de retomar mais postagens com as palavras insólitas, que, como mencionado na inauguração do blog:

expressam situações, sentimentos, conceitos, objetos, colecionar palavras raras é uma maneira de, ao mesmo tempo, coletar e desencavar situações insólitas, sentimentos muliados, conceitos heteróclitos, objetos desvezados. É um jeito de enriquecer nossa experiência do mundo.

Por outro lado, como o Palavra de Literatura é muito exercício de liberdade, experimento e lazer para mim, não me preocupo em ater-me demais a amarras. Já sou muito contido na vida real, mais do que aqui, e estou procurando reequilibrar isso lá também. Continuarei a fazer registros, pretendo compartilhar a experiência do Mestrado em Literatura, agora como aluno efetivo, e seguirei com os trechos, com as resenhas e com os diários de leitura dos livros que ler. Aqui e ali, deve aparecer comentário sobre filme.

No final das contas, escrevo para mim mesmo em primeiro lugar, porque leitores mal aparecem por estas plagas, muito menos que se manifestem. Os que estão aí do outro lado me são muito caros, e eu adoraria receber notícias, seja por comentários, seja por e-mail: palavradeliteratura@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma palavrinha